terça-feira, maio 10, 2011

CRIL concluída

Pois é, um mês depois da inauguração da Cril que passa pela Damaia e Benfica, há que se dizer com toda a pompa e circustância que esta obra é "uma porcaria". 

Sim, porque além de ainda não estar pronta a acessibilidade, os peões são o Zé Povinho mais uma vez. Sem falar dos automóveis, quantos carros iriam passar todos os dias? 100 mil? Se passarem 1000 já acho muito. Mas antes de falar das estradas, falemos dos peões. Quem foi o visionário que pensou em dividir a Damaia de Benfica? Alguém que não mora em nenhuma destas freguesias. Sim porque é absurdo que duas terras que tinham pelo menos três vias de ligação, ficassem sem nenhuma, porque não me digam que aquela vergonha que chamam passagem, é uma ligação bem sucedida, primeiro destruíram duas vivendas do Bairro de Santa Cruz para fazerem uma passagem para cadeirantes, mas isto entende-se? Depois além daquilo não ter condições, fizeram umas escadas que faz as pessoas terem vertigens, porque ao subir os degraus, vê-se o chão. Para uma pessoa com síndrome de vertigens nem lá passa. Além de não serem seguras. E depois para ir para a Damaia, tem de se andar com subidas e descidas, e em forma de caracol. Andam a brincar connosco. Eu também acho, como diz, um comentador de televisão que muito admiro, que devem andar a enganar o ministro, porque quem é que com o mínimo de juízo coloca uma passagem assim, estão a tratar os habitantes como lixo.

Depois há que falar daquelas barreiras, tipo cerca metálica que colocaram no meio do passeio, para as pessoas não passarem, das duas uma, ou andam a colocar obstáculos para as pessoas fazerem um pouco de exercício e poderem ser atropeladas, ou pensam que os cidadãos têm asas. Porque é muito bonito andar a brincar com a vida dos outros, mas só para idiotas, ou então para gente que devia aproveitar a ideia e fazerem lá turismo a saltar barreiras. Porque é uma vergonha. E mais, o que dizer de passadeiras numa esquina sem visualização? Eu agarrava nos engenheiros todos e colocáva-os lá todos os dias a atravessar para ver se acontece um acidente com algum deles, para aprenderem alguma coisa. Porque sinceramente na escola que eles andaram, deviam ter como colegas muídos da creche.

Agora sobre as estradas, agora para chegar à Damaia, tem de-se percorrer kilometros e andar aos zigue-zagues, porque fizeram ruas a descer e não a subir, há três ruas que vão para o mesmo sítio, e nenhuma sobe. As pessoas que tinham as paragens dos autocarros em zonas decentes tem de andar quarteirões para apanhar o autocarro, e para descerem na Damaia, têm de ter cuidado, pois a primeira paragem é junto ao Bairro 6 de Maio. Ou seja, medo constante. Será que os governantes e engenheiros, não querem esperar lá por um autocarro? Só para  verem o que lhes acontece.

E quem não se lembra do dia 29 de Abril, com aquele nevão de granizo? Pois é a nova estrada, coisa mais linda, encheu-se de granizo, e a fantástica obra de saneamento ficou entupida e as três estradas que vão dar ao mesmo sitio, um local mais baixo, fez com que os comerciantes e os moradores, tivessem de chamar os bombeiros e uma escavadora porque ficaram com as caves inundadas. Fantástica obra, senhor ministro.



0 comentários: