segunda-feira, maio 16, 2011

Remédio Santo, Nova Novela Nacional


Começou hoje uma nova novela intitulada "Remédio Santo", e uma coisa é certa, começou mal, tenham a santa paciência, mas ou o autor escreveu a sinopse a pensar que o seu potencial público não vê mais novelas, ou então pensava que ninguém ia notar.


Porque se acham que todas as pessoas têm uma fraca cultura novelística, lamento mas eu não tenho, e se não aceitam as minhas novelas, que têm ideias novas, já percebi porquê, agora era bom deixarem um pouco de pensarem sempre nos mesmos autores, que acredito que tenham menos experiência, do que eu, embora a minha infelizmente seja ainda amadora, por falta de abertura.

Voltando à novela, eu não acho mal, de todo, existir uma alusão a algumas cenas de outras novelas, até para as prestigiar, mas assim descaradamente também não. E aliás não sei se pediram permissão à Globo, porque eu para escrever um livro sobre personagens tenho de ir pedir autorização.

Nesta nova novela, começamos quase ao inicio com uma cena numa aldeia, onde um grupo de fiéis veneram uma rapariga, em que o nome pelo qual é conhecida é "santinha", não vos parece familiar? 
E agora já recordaram? Não é mais do que uma imitação da "Santinha" da novela Paraíso, onde a história era igual, a mãe da personagem a "Maria Rita" queria que a filha fosse venerada. Agora se colocam lá vendedores de recordações, se colocam a santinha a ter premonições, se em vez da mãe é a avó isso já é à parte. O central aqui é colocarem o mesmo nome, e a cena muito semelhante. Porque a novela Paraíso, também se passava na roça, que para nós aqui é na província, e também as pessoas mais sensíveis à parte espiritual, rezavam à procura de milagres.

Por isso acho que existe tanto por onde explorar, para quê querer ser igual aos outros, para quê semelhanças? Não sendo plágio, tem semelhanças, e embora o público maioritário nem saiba muito bem o que está a ver, como alguém já disse num blog, "as pessoas, nomeadamente as mais idosas vêem as telenovelas para se distrair" e nem sabem quem é quem, e nem se lembram do que comeram ontem, muito menos das novelas todas da Globo, é pena que estas coisas aconteçam.

0 comentários: