terça-feira, maio 10, 2011

Factos por detrás da História

Este novo programa da TVI, o Perdidos na Tribo, mostra um pouco do que acontece nas tribos africanas, e não pude deixar de me impressionar, com a crueldade com que tratam os animais. Mais ainda se eles são capazes de tratar assim os animais o que não fariam então os seus antepassados com os forasteiros. Sim porque os concorrentes são um caso à parte, porque além dessas tribos saberem que os iriam receber, foram altamente compensados (sabe-se lá com o quê), para os terem lá com eles.

Mas aí faço a pergunta, já pensaram no que aconteceu quando os nossos, e ou outros navegadores europeus chegaram até essas remotas terras? É que a história de que eles começaram logo matando quem viam pela frente, além de ser enganosa, é uma perfeita mentira. Não se conta realmente como começou. Primeiro há que salientar que aquela "história para boi dormir", que todos os navegadores que não regressavam, tinham morrido de escrubuto, além de ridícula, é infantil. Na verdade eles foram barbaramente assassinados, e muitos deles serviram de almoço, lanche e jantar para muitas dessas tribos. Sim porque o canibalismo existia, além da chacina aos pobres animais.

Os portugueses sobretudo, não chegaram a África, e pensaram, vamos começar a recrutar todos para trabalhos pesados, não, o que eles queriam era sim comercializar novos produtos, como fizeram em outras partes do mundo, além de tentar explorar terras que a maior parte do mundo de então não conhecia. Mas foram atacados, mesmo em missão de paz. Porque é que a Igreja resolveu meter-se nesta conversa? Porque achavam que convertendo-os às leis de Cristo, os levariam a serem mais pacíficos. Mas enganou-se redondamente, e depois aconteceu o que já se sabe, foram escravizados, obrigados a trabalhar duramente. 

Mas podia ter sido tudo isso evitado, se os navegadores não se armassem em cuscuvilheiros, tentando saber o que acontecia em casa alheia, não tinham nada que ter ido até lá, meterem-se a espreitar e a querer saber o que acontecia na casa dos outros. Essa sim foi a abertura da Caixa de Pandora, e agora como fechá-la? É a grande pergunta que se impõe, será que alguém conseguirá fechar essa caixa? Ou iremos todos sucumbir, por erros feitos no passado?

0 comentários: