segunda-feira, junho 04, 2012

Eurovision 2012 - O papel de Portugal


O papel de Portugal é o papel de bobo da corte, mas que nem para entretenimento serve, só mesmo para ser gozado, e depois de quem é a culpa? Dos organizadores. Não tem volta a dar, ou se coloca nessas pessoas a ideia, aí sim, de que não temos de continuar a viver do passado, ou então nunca vamos ter a chance de ganhar nada! Mas o caso resolvia-se bem se os organizadores deixassem de ter os olhos tapados e visse o seguinte:

Grande Problema

A língua

De facto a nossa língua não dá para a maioria das músicas, e por isso o nosso panorama musical é muito pobre. Mas meus caros, se acham que a melhor opção é levar fado ou seus derivados ao festival, esqueçam. Já ninguém suporta o fado, isso é do passado, e nos festivais quer-se ver coisas modernas. Mas o pior é que moderno para os intelectuais da música, é o quê? Primeiro pensam logo, música de intervenção, meus caros, isso não é música, é um palreal de cair para o lado, e depois pensam, então música dos anos 80, cruzes, numa palavra é medonho. No fim já muito cansados só vêem uma alternativa, música dita "pimba" dos anos 90, e aí já toda a Europa, caiu no chão de risos. Porque não tem ponta por onde se pegue.

Querem uma sugestão? E não só a nível musical, mas de quase tudo. Agarrem no século XX, e em toda a sua mentalidade, coloquem tudo num saco, fechem-no enviem tudo para a Lua. Deitem fora, porque não presta. É muito mau!

Quanto ao Festival, a minha sugestão é simples, deixem de lado essas músicas, e pensem por exemplo no caso da Roménia, tudo bem não querem cantar em castelhano, também acho, não querem cantar em inglês, até posso concordar, então porque não, só para experimentar, cantar em português do Brasil? 
E quando digo Brasil, não estou a dizer África, nada de músicas africanas, pelo amor de Deus, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, porque este festival deste ano parecia que tinha por obrigação ter um africano em cada actuação, até a Roménia, a Suécia ou a Ucrânia tinha pelo menos um. E meus caros isto chama-se Eurovisão. Eu não estou a ver e sei que seria proibido numa Afrovisão, serem incluídos europeus.

Mas porque não levar uma música, sertaneja, ao estilo Maria Cecília e Rodolfo, ou Guilherme e Santiago ou Paula Fernandes, ou Luan Snatana? Depois até posso colocar aqui alguns videos para apimentar o gosto. Ou então músicas de axé, como Cláudia Leite, ou Ivete Sangalo. Algo que faça dançar, mexer, que tenha ritmo, alegria, que traga boa disposição e votos.

Claro que muitos nomes ficam por dizer que fazem e cantam boa música, mas inspirem-se e para o ano levem algo que se veja, e que faça com que Portugal fique lá em cima. 

0 comentários: