sexta-feira, setembro 02, 2011

Colaboração da Globo com a Sic - SPT para novas novelas

Deixem-me fazer um aparte, ontem ouvi na televisão sobre esta colaboração para a ficção nacional promovida pela SIC e pela Globo, e se até aí pensaríamos que era uma boa ideia, para a ficção nacional, já que vai tudo acordo com o que eu tenho dito ao longo dos anos, porque havia cá em Portugal um certo preconceito, por parte de uma ou outra produtora em fazer histórias de acordo com a escola brasileira, manias de provincianos, porque depois dava no lixo que todos víamos, ou melhor, não víamos porque desligávamos e dávamos a eles aquelas belas audiências de 0%. Mas parece que perceberam que era melhor deixar de lado tamanha burrice. E deram as mãos à Globo que é sem dúvida a melhor emissora de telenovelas. E segundo a mesma noticia estão a preparar um remake de uma novela da Globo a ser feita aqui! Na wikipédia há uns tempos, li que a SPT ia fazer o remake da Rainha da Sucata, e acreditem quase que me deu uma coisinha má, porque uma alta produção, como aquela feita por actores da Sic, é motivo para colocar as mãos na cabeça. Até pensei quem eles iriam colocar nos papeis que foram feitos brilhantemente pelo Tony Ramos, ou Regina Duarte, quem seria a nova Laurinha Figueiroa? E o que vislumbrava era um vazio.

Mas parece que vão enterrar-se à mesma, porque querem fazer a novela Dancing Days, ora é uma novela dos anos 70, do horário das 8, escrita por Gilberto Braga e protagonizado por Sonia Braga. E é uma daquelas novelas a lembrar os dramas mexicanos, da mulher pobre que deixa uma filha e volta anos mais tarde rica e tenta recuperar a filha e acabar com os vilões. Vamos lá ver, nos dias de hoje não sei se é praticável, eu contra mim falo, porque tenho uma personagem numa das novelas que tem um percurso parecido, embora não mude de condição social, mas isso acontece devido à minha paixão também por novelas mexicanas. Mas no meu caso não é a personagem principal, e não interfere com o enredo central. Porque acho que no passado era aceitável mas nos dias de hoje tratar isso como primeiro plano, é um pouco andar para trás.

Contudo, as coisas vão piorando, porque embora acredite que a novela é mais uma só para ser vista neste pedacinho de país à beira mar plantado, a escolha da actriz principal é de meter medo. Eu não tenho nada contra a senhora, aliás nem a conheço, mas como actriz, temos pena, mas não dá. O papel que fez, ou que faz, porque a novela Laços de Sangue ainda não acabou, está a ser aplaudido por quem? Por todos aqueles que lá investiram dinheiro e têm vergonha de dizer que não gostam, porque eu continuo a dizer o autor Aguinaldo Silva, foi-se embora e largou a novela por alguma razão, aliás esta entrada do Futre na novela, não teve ter sido com o seu aval. 

O papel de vilã da nossa actriz, era para ser o de uma sedutora, uma mulher cruel, capaz de manipular, ora vamos por partes, ela seduz quem? Não tem figura para seduzir, a crueldade e manipulação então não é visível, as expressões são sempre as mesmas, não dá, é desgastante só de ver, quanto mais de fazer. Mas ela não tem culpa, eu continuo a dizer que ao contrário do futebol (já que falámos no Futre), os actores são os menos culpados, porque eles têm de fazer o que está escrito.

Agora dar um papel principal a lembrar a Sónia Braga no seu auge, a determinadas actrizes da nossa praça, é um tiro no pé. Por exemplo porque não dá-lo à Sofia Alves? Eu sei que ela está na TVI, mas as aquisições foram tantas, também não deve custar muito. E a Sofia Alves, tem presença, e apagavam da memória aquele papel que ela está a fazer na novela Remédio Santo, que é a atrapalhar a carreira de qualquer uma. Sim, porque as frases são medonhas, ainda não percebi porque é que têm a mania de colocar nas novelas falas como o tratamento por você aos filhos, isso é fino onde? Na lixeira mais próxima. A quem passa pela cabeça continuar a bater nessa tecla?  Ela disse numa entrevista ao programa Você na Tv, que diverte-se muito com a personagem, claro, ela ri para não chorar! Uma brilhante actriz, com um papel daqueles só mesmo se for pesadelo.

Há que ter em conta os actores que temos no seu todo, como eu disse no passo a passo para se escrever uma novela, nós temos de encontrar papeis para actores e não actores para papeis.  

0 comentários: